domingo, 14 de agosto de 2011

Como andar de metrô

Como andar de metrô



Identificando as estações
Muitas estações podem ser identificadas por uma esfera (verde, sempre aberto, e vermelha, quando os horários são restritos), por uma letra M num quadrado branco, ou simplesmente uma escada que tem o nome daquela estação e uma placa dos trens que param ali.


Horários
O metrô não pára, porém o serviço regular funciona das seis da manhã à meia-noite. O movimento é menor entre 9:30 e 16:30.


Segurança
À noite, prefira o primeiro vagão ou o do meio, onde estão o “maquinista” e o condutor, respectivamente. Nas plataformas, espere nas áreas marcadas como “Off-hour waiting area”. Tome todos os cuidados que você teria em sua própria cidade com objetos de valor, bolsas e carteiras (sobretudo homens que carregam carteiras no bolso de trás). Evite os vagões vazios.


Metrocard
Estão à venda nas estações (em máquinas ou nos guichês) e em alguns pontos de venda, como bancas de jornais e delis que tenham um anúncio indicando. Comprando nos pontos de venda, verifique que o metrocard venha embalado num saquinho plástico lacrado. Não estão à venda nos ônibus. É mais barato comprar por período (um dia, uma semana, um mês), mas você não pode dividir com outra pessoa, pois há um intervalo de tempo mínimo entre cada uso. O preço é fixo e você usar o quanto quiser até que ele expire. Pagando por viagem, até quatro pessoas podem usar o mesmo cartão na mesma hora. Mas toda vez que você passar o cartão o valor de uma viagem será descontada. É possivel colocar mais dinheiro no cartão e,conforme a quantia, você ganha um bônus.


Metrô
As linhas do metrô são identificadas por letras ou números, por exemplo o “7 train” ou o “N train”; não se diz o “subway 7” ou o “subway N”. Usa-se mais train station e não “subway station”. Além de ver o trem que você vai tomar, veja também a direção (uptown ou downtown). Preste muita atenção nas placas, é muito comum que os turistas peguem o trem certo no sentido errado.


Mapa
Mapas gratuitos estão disponíveis em todos os guichês; também há mapas dispostos nos vagões e estações. Nele, as linhas são identificadas por cores e as estações, por nome. As estações podem estar marcadas por um círculo cheio ou vazio; quando é cheio, indica uma parada expressa e vazio, uma parada local. Os trens expressos pulam algumas estações e por isso são mais rápidos; os locais param em todas as estações. Às vezes, por alguma razão, o condutor anuncia que aquele trem irá “expresso” até a parada x; isso significa que a parada x será a próxima, mesmo que o trem seja local. Fique de ouvido ligado nos anúncios.

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